Faculdade FIPECAFI

Institucional

Sobre a FIPECAFI
Em 1970, professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP colocaram no papel as suas experiências e lançaram o livro Contabilidade Introdutória. A publicação trouxe à luz um novo pensamento, quebrou tabus, varreu conceitos anacrônicos. Começava a Revolução Contábil. Em 1974, criaram a FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, seus projetos modificaram o cenário Contábil, Atuarial e Financeiro do País. Uma atuação pioneira que contribui para a evolução na forma de se fazer Contabilidade no Brasil. Elaborar, divulgar e dar transparência às demonstrações contábeis. Um universo importante de setores econômicos foi considerado nessas atividades. Projetos executados para a CVM e Banco Central resultaram em manuais que regem a contabilidade dos setores de sociedades por ações, instituições financeiras e fundos de investimento, dentre outros.

E, mais recentemente, o trabalho pioneiro avança rumo à inserção no Mercado de Capitais e ao Processo de Internacionalização das organizações brasileiras com a atuação da FIPECAFI na qualidade de membro fundador do CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Entidade criada por resolução do Conselho Federal de Contabilidade que atua no processo de produção de normas contábeis, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais.

Missão
Prover apoio financeiro, operacional e institucional ao Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Valores
Justiça, decência, honestidade e integridade.

Projetos, Consultorias e Pareceres 
A FIPECAFI também presta serviços de Assessoria e Consultoria a entidades públicas, privadas e do terceiro setor, sempre relacionadas à aplicação prática dos conhecimentos de ponta produzidos e desenvolvidos com a realização das pesquisas científicas.

Origem da atividade de ensino
Desde sua criação a FIPECAFI vem ministrando cursos de curta e longa duração. A partir de 1994, iniciaram-se os cursos de pós-graduação lato sensu (MBA), um caminho natural de uma fundação de renomados doutores, mestres e especialistas de mercado, nas áreas de Controladoria, Contabilidade, Finanças, Auditoria, Atuária, Gestão de Riscos, Governança Corporativa, Tecnologia da Informação, Controles Internos, Logística etc. 

Faculdade FIPECAFI
Em continuidade às atividades de ensino desenvolvidas, a FIPECAFI constituiu uma Instituição de Ensino Superior (IES) com a finalidade de oferecer à sociedade, além dos cursos de curta e longa duração já existentes, o curso de graduação em Ciências Contábeis e Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças com altíssima qualidade e excelente avaliação junto aos órgãos competentes (MEC e CAPES).
A Faculdade FIPECAFI oferece cursos nas modalidades presencial e a distância. Estrategicamente, a incursão na área de ensino a distância amplia o alcance da grade de cursos, porque acompanhar a revolução da tecnologia e facilitar o acesso ao conhecimento é preciso.

Infraestrutura
Sediada na região da Avenida Paulista, fica nas proximidades das estações de metrô Paraíso e Vergueiro e possui 4,5 mil metros quadrados de área útil com amplas salas de aula e de estudo, biblioteca, auditório e área de convivência.

O prédio está equipado com auditório (capacidade estimada para 100 pessoas), biblioteca, área de convivência, lanchonete, livraria, sala para professores e espaço para abrigar a associação de alunos e ex-alunos dos cursos.

As salas de aula contam com projetores, computador para uso do professor e dos alunos, tela, algumas com lousa dupla com quadro magnético e quadro negro e outras com quadro magnético, rede de computadores e rede wireless.

O prédio conta, ainda, com estacionamento para professores, pesquisadores e funcionários e estacionamentos conveniados para atendimento dos alunos.
Administração
A Assembleia dos membros instituidores e dos professores em exercício e aposentados do EAC/FEA/USP elegeu, em 30/04/2015, os novos membros do Conselho Curador e, em 30/06/2015, foi eleita a Diretoria Executiva em reunião do Conselho Curador da FIPECAFI.

PERFIS DOS ATUAIS PRESIDENTES
Edgard Bruno Cornacchione Junior, Dr.
  • Atual Presidente do Conselho Curador da FIPECAFI Possui graduação (1990), mestrado (1994), doutorado (1999) e livre-docência (2004) em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP). Concluiu seu segundo doutorado em 2008 pela University of Illinois at Urbana-Champagn (EUA) na área de Human Resource Education (PhD). Concluiu estudos de pós-doutoramento na University of Illinois at Urbana-Champaign, EUA (2003) e participou do programa Colloquium on Participant-Centered Learning (CPCL) da Harvard Business School, EUA (2004). É professor titular da Universidade de São Paulo (USP). Atua como revisor de diversos congressos nos EUA, Europa e Brasil. Pesquisador CNPQ/PQ-1D. Coordenador do programa eLearning da FIPECAFI. Ex-coordenador do Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP e ex-chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP. Foi agraciado nos EUA com dois prêmios de mérito acadêmico (2007 William Chandler Bagley award e 2007 Boeing Scholar award) junto à University of Illinois at Urbana-Champaign, onde também recebeu três prêmios de mérito didático (List of Teachers Ranked as Excellent, Spring 2007, Summer 2007 e Spring 2008). Prêmio Frederico Herrmann Júnior do CRC SP 2015.

Welington Rocha, Dr.
  • Bacharel em Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Mestrado e doutorado em Controladoria e Contabilidade, também pela USP, com foco em Gestão Estratégica de Custos. Formado pela Harvard Business School em aplicação do Método do Caso no ensino de Administração. É coordenador do Laboratório de Gestão de Custos da USP e membro do corpo docente do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Na USP, atuou como coordenador do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade no período 2007-2013. Atua como professor do ensino em nível de graduação desde 1984, e pós-graduação desde 1998 (mestrado e doutorado) e atua como revisor em conferências e periódicos ao longo. É conselheiro acadêmico da Comissão de Estudos de Perícia Forense da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo. Coautor dos livros Gestão de Custos Inter-organizacional, Controle Gerencial, Métodos de custeio comparados e Contabilidade de custos (Livro de Exercícios); todos editados pela Atlas. É também autor ou coautor de 46 artigos publicados em periódicos e mais de 40 trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Apresentou mais de setenta palestras no Brasil e no exterior.

DIRETORIA EXECUTIVA:
Mandato até 30/04/2017

Diretor Presidente:
Welington Rocha
Diretor Administrativo/Financeiro: Carlos Alberto Pereira
Diretor de Cursos: Eliana Rodrigues
Diretor de Pesquisas: Reinaldo Guerreiro

CONSELHO CURADOR:
PRESIDENTE DO CONSELHO CURADOR
  • Edgard B. Cornacchione Jr.



MEMBROS DO CONSELHO CURADOR:
  • Ariovaldo dos Santos - Membro Nato, Mandato Vitalício
  • Edgard B. Cornacchione Jr.- Membro Nato, Mandato Vitalício
  • Eliseu Martins - Membro Nato, Mandato Vitalício
  • Fábio Frezatti - Membro Nato, Mandato Vitalício
  • Sérgio de Iudícibus - Membro Nato, Mandato Vitalício
  • Gerlando A. S. Franco de Lima - Mandato até 30/04/2017
  • Joanilia Neide de Sales Cia - Mandato até 30/04/2017
  • Luciane Reginato - Mandato até 30/04/2017
  • Márcio Luiz Borinelli - Mandato até 30/04/2017
  • Patrícia Siqueira Varela - Mandato até 30/04/2017
  • Bruno Meirelles Salotti - Mandato até 30/04/2019
  • Gilberto de Andrade Martins - Mandato até 30/04/2019
  • Marina Mitiyo Yamamoto - Mandato até 30/04/2019
  • Valmor Slomski - Mandato até 30/04/2019

CONSELHO FISCAL
  • Edison Castilho (Presidente) - Efetivo até 30/04/2017
  • João Domiraci Paccez - Efetivo até 30/04/2017
  • Nelson dos Santos - Efetivo até 30/04/2017
  • José Roberto Kassai - Suplente até 30/04/2017
  • Tânia Regina Sordi Relvas - Suplente até 30/04/2017
  • Luís Eduardo Afonso - Suplente até 30/04/2017

FIPECAFI ESCUTA (Ouvidoria):
Clique aqui para preenchimento do formulário

Outros assuntos e correspondências:
FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras
Rua Maestro Cardim, 1.170 - Bela Vista - São Paulo/SP - CEP: 01323-001
(Próximo à Avenida Paulista e das estações Paraíso e Vergueiro do Metrô)
PABX: (11) 2184-2000 | FAX: (11) 2184-2001

}