Quem Somos
A Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada em 1974 por professores do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (EAC-FEA-USP), entidade a qual está vinculada. 

A missão da FIPECAFI é prover apoio institucional, financeiro e operacional ao EAC-FEA-USP e, para isso, dedica-se a fomentar, desenvolver e promover pesquisas nas áreas de Contabilidade, Gestão de Negócios e Controladoria, Finanças, Ciências Atuariais, Gestão Pública, Tributos, Governança Corporativa e outras áreas correlatas. 
Os resultados das atividades desenvolvidas pela FIPECAFI são estendidos à comunidade por meio da publicação de livros e artigos, oferecimento de cursos de graduação, pós-graduação e mestrado profissional, cursos de curta e de longa duração, e apresentação de palestras, seminários, simpósios e conferências. 
Desenvolve projetos de pesquisa contratados por entidades públicas, empresas privadas e organizações do terceiro setor, visando a emissão de pareceres técnicos, estudos e outras abordagens relacionadas à aplicação prática dos conhecimentos de ponta produzidos e desenvolvidos com a realização de pesquisas científicas.



Entre as finalidades e objetivos da FIPECAFI, podem-se destacar, dentre outros:

1.Prestar serviços e realizar pesquisas que atendam às necessidades dos setores público e privado, permitindo, simultaneamente, o treinamento de pessoal especializado;

2.Promover cursos, simpósios, seminários, conferências e estudos que visem a melhoria do ensino em suas áreas de atuação, contribuindo para o aperfeiçoamento dos que trabalham em diversos setores da comunidade;

3.Promover a divulgação de conhecimentos por intermédio de publicações técnicas, periódicos, livros, monografias e outros;

4.Colaborar na organização e implementação de cursos de pós-graduação em Contabilidade, Finanças e Atuária de outras instituições, públicas ou privadas;

5.Implementar sistemas de bolsas para apoiar a formação de estudantes e professores de alto valor, colaborando na preparação de recursos humanos de alto nível, para as áreas de Contabilidade, Finanças, Atuária e correlatas.

 Nossa história
A FIPECAFI foi formalmente constituída em 1º de agosto de 1974 a partir da iniciativa do grupo de professores do Departamento de Contabilidade e Atuária - EAC, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA-USP. Seu propósito era - e ainda é - dar apoio institucional ao EAC, concretizando as atividades de extensão que se somam e enriquecem as atividades de ensino e pesquisa conduzidas junto à USP.

Em um momento em que importantes normas transformavam o cenário da contabilidade no Brasil, tais como a Lei das Sociedades por Ações e a criação da Comissão de Valores Mobiliários, a FIPECAFI encontrou campo fértil para se aproximar das grandes corporações e ministrar-lhes os conhecimentos de que necessitavam.

Esse cenário foi elaborado o primeiro Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações (1978), verdadeira bíblia da contabilidade brasileira, referência para estudantes e profissionais ligados ao setor. Dessas iniciativas seguiram-se muitas outras, como a contratação de cursos por empresas estatais como Eletrobrás, Banco Central do Brasil, CVM, Petrobrás, Banco do Brasil, Vale do Rio Doce (atual Vale S.A.) e de outras centenas de cursos por empresas privadas que precisavam conhecer, em maior profundidade, as novas normas contábeis e a sua aplicação.

A estas iniciativas seguiram-se os lançamentos de vários cursos de longa duração e extensão universitária, culminando, em 1994, com a criação do MBA Controller e, na sequência, de diversos outros cursos de sucesso na modalidade MBA - alguns dos quais em parceria com importantes associações de classe como Abamec-SP (hoje Apimec-SP), Ibri, IBGC, Anefac, dentre outras.

A instituição atingiu maior maturidade ao receber do Ministério da Educação a autorização para funcionar na forma de uma Instituição de Ensino Superior. Assim, em 2011 criou-se a Faculdade FIPECAFI, que oferece cursos de graduação em Ciências Contábeis e Administração, e curso de Tecnólogo em Gestão Financeira e Tecnólogo em Processos Gerencias, todos na modalidade presencial e à distância, além do Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças.

Além de propagar o conhecimento por meio de cursos e publicações, desde 1974 a FIPECAFI também oferece ao mercado projetos de pesquisa e assessoria sob medida para governos e empresas públicas e privadas, contando com a expertise de pesquisadores altamente preparados para encontrar soluções para o dia a dia das companhias. A FIPECAFI também desenvolve pareceres técnicos e estudos em diversas questões relacionadas à sua área de conhecimento.

A FIPECAFI funciona próximo ao principal centro financeiro do País, na região da Avenida Paulista. Em suas modernas instalações, são ministrados cursos e conduzidas outras atividades administrativas e de pesquisa.

 Governança
A função precípua da FIPECAFI é fomentar o conhecimento em Contabilidade, Atuária e Finanças além do suporte operacional e financeiro ao Departamento de Contabilidade e Atuária (EAC) da FEA-USP. A FIPECAFI oferece ao mercado serviços de excelência para a formação executiva de profissionais e capacitação organizacional na forma de cursos, publicações, seminários, palestras e assessorias técnico-científicas, garantindo a continuidade e a valorização da pesquisa e da produção de conhecimento contábil, atuarial e financeiro e em campos multidisciplinares. A instituição colabora com o aperfeiçoamento do corpo de professores do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP  e da Faculdade FIPECAFI, consolidando-se como referência de mercado na produção e difusão de conhecimento, sempre com qualidade diferenciada e ética. A governança da FIPECAFI é totalmente executada por professores ativos ou aposentados do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP, e está organizada da seguinte forma:

DIRETORIA EXECUTIVA
Mandato até abril/2019


Diretor Presidente:                        Professor Welington Rocha
Diretor Administrativo-Financeiro: Professor Márcio Luiz Borinelli
Diretor de Cursos:                         Professor João Domiraci Paccez
Diretor de Pesquisas:                    Professor Fernando Dal-Ri Murcia




CONSELHO CURADOR

PRESIDENTE DO CONSELHO CURADOR
• Professor Reinaldo Guerreiro (Mandato até abril/2019)


MEMBROS DO CONSELHO CURADOR
• Ariovaldo dos Santos - Membro nato
• Bruno Meirelles Salotti 
• Carlos Alberto Pereira  
• Edgard Bruno Cornacchione Jr.- Membro nato
• Eliseu Martins - Membro nato
• Fábio Frezatti - Membro nato
• Gilberto de Andrade Martins
• Jerônimo Antunes
• João Vinícius de França Carvalho 
• Luiz Nelson Guedes de Carvalho 
• Mara Jane Contrera Malacrida 
• Marina Mitiyo Yamamoto 
• Sérgio de Iudícibus - Membro nato
• Valmor Slomski


CONSELHO FISCAL


PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL
• Professora Tânia Regina Sordi Relvas 


MEMBROS DO CONSELHO FISCAL

•Diogo Toledo Nascimento 
•Ernesto Gelbcke - Titular
•Gustavo Gonçalves Vettori 
•José Roberto Kassai 
•Joshua Onome Omoniana 



 EAC (Economia, Administração e Contabilidade
A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA- USP) é uma instituição pública de ensino e pesquisa mundialmente reconhecida pela sua excelência. Ela foi criada em 1946 e está organizada em três Departamentos: Economia (EAE), Administração (EAD) e Contabilidade e Atuária (EAC).  

O Departamento de Contabilidade e Atuária (EAC) surgiu com o objetivo de preparar profissionais para suprir as necessidades do mercado brasileiro, haja vista que, com o desenvolvimento dos negócios do Brasil e o amadurecimento do mercado de capitais, houve um grande aumento do número de empresas e do seu grau de complexidade e profissionalização.

Mais de 70 anos depois de sua criação, o EAC, em alinhamento com as diretrizes da FEA-USP, pauta suas atividades pelos altos padrões da Universidade de São Paulo, adicionando conhecimento técnico-científico ao mercado e à sociedade brasileira, sob os referenciais e conhecimentos metodológicos das mais renomadas instituições internacionais.

O Departamento conta com mais de 40 professores doutores internacionalmente reconhecidos e que têm papel de extrema relevância, com produção acadêmica e trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Seus cursos, tanto de graduação quanto de pós-graduação stricto sensu, são referências nacional e internacional, sendo que o curso de pós-graduação obteve o conceito 6 na avaliação realizada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).